domingo, 18 de agosto de 2013

Acaro da Lichia, como Controlar essa praga!

 
Quantas pessoas não conhecem essa árvore ou já comeram a sua fruta? Pois é, ela é grande e de um fruto pequeno, com coloração vermelha chamada lichia, vem ganhando mercado, e não somente, mais também fãs que estão plantando em suas próprias casas, chácaras etc...
Mas... uma triste e assustadora cor amarronzada começa a tomar conta do pé quase que todo, e você está tão entusiasmado com sua nova árvore de frutos vermelhos e suculentos, porém, todos seus planos de come-los e se deliciar estão indo por água abaixo!!
 
 

Bom o jeito é fazer uma poda drástica, acabar com a parte vegetativa, deixar sem folhas, e esperar nascer tudo de novo, ou então arrancar ela e plantar uma jabuticabeira né?
Bom, na parte de poda-la drasticamente você acertou, mais na parte de arranca-la não!
 
Essa praga se prolifera a partir das brotações novas, ou seja, as folhas velhas não sofrem perigo algum, e felizmente essa praga tem controle.
Uma poda completa é muito importante, pois irá eliminar toda a praga da árvore, que se instala nas folhagens, depois deve-se queimar toda a parte podada ou levar para bem longe da arvore, para que não haja a possibilidade de voltar.
Essa praga tem um nome, Ácaro da Erinose.
 
Essa foto mostra o ácaro mais de perto. Essa parte amarronzada que você vê é a colônia de ácaros instalados nas folhas, o que tira a produtividade e a vida da árvore, fazendo as folhas novas nascerem engrunhidas e com bolhas, deixando a árvore caduca, e feia!
Para controle, após a poda, quando as novas brotações começarem a surgir, sera necessário uma pulverização com enxofre + diazitop a cada 15 dias, até que a planta não apresente mais os sintomas do ácaro.
A diluição do enxofre é 15 gr + 6 gr de diazitop para 5 litros de agua, pulverizando a árvore completamente, todos os brotos e troncos, para que possam morrer todos, sem escapar um.
Mais não esqueça: tem que haver a poda completa da árvore de forma apropriada para que não venha a matá-la
Feito todos essas etapas, e pulverizando-a conforme dito acima, pode ter certeza, sua árvore retornará com vida, forte, verde, com frutos deliciosos, e assim você pode fazer planos novamente para saborear as delicias do fruto da Lichia!
 
 






8 comentários:

  1. Eu fiz o procedimento da poda, mas depois que brotou , na época que deveria florescer, não floriu e no ano seguinte, ou seja, menos de 2 anos, a praga voltou.
    Estou controlando com a retirada dos galhos infetados e pulverização com Malathion 500.
    espero que neste ano ela volte a produzir!

    ResponderExcluir
  2. Eu fiz o procedimento da poda, mas depois que brotou , na época que deveria florescer, não floriu e no ano seguinte, ou seja, menos de 2 anos, a praga voltou.
    Estou controlando com a retirada dos galhos infetados e pulverização com Malathion 500.
    espero que neste ano ela volte a produzir!

    ResponderExcluir
  3. Primeira visita no blog e só este post pra mim já justificou sua QUALIDADE. Dicas anotadas e prontas para serem colocadas em prática! Parabéns aos autores, administradores e toda a galera do blog que trabalha para produzir CONTEÚDO EXCELENTE como este!

    Tags: grama esmeralda, grama esmeralda preço, grama batatais, grama batatais preço, grama são carlos, grama são carlos preço, grama bermuda, grama bermuda preço, grama coreana, grama coreana preço, grama santo agostinho, grama santo agostinho preço, grama preço, preço de grama, comprar grama, comprar grama esmeralda, grama para jardim, gramas para jardim.

    ResponderExcluir
  4. Excelente informação. A minha, plantada no quintal produziu durante 2 anos e começou aparecer nas folhas, como mostra a foto acima. Podei mais de duas vezes todos as partes de galhos onde estava queimado.
    Voltava novamente. O jeito é retirá-la e plantar um pé de pinha. Já havia até visto o preço na internet.
    Amanhã mesmo estarei fazendo o que foi recomendado, pois a fruta é muito saborosa e nutritiva e o pé carrega.
    Obrigado por salvar mais um pé de lichia.
    Carlos. 06/11/2015

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu pé tem 4 anos, tá grande e nada de produzir. .quem me vendeu disse ser fé enxerto.

      Excluir
  5. A folha esta com uma cor marrom na folha como estivesse queimada. O que significa isso?

    ResponderExcluir
  6. Parabéns, ótimo post. Trabalho com grama natural (Esmeralda e São Carlos) e se alguém se interessa segue o meu contato. Obrigado desde já.

    Compre Grama - Comércio e Plantio de grama Esmeralda

    Grama Esmeralda

    Grama São Carlos

    Grama para jardim

    Grama para sombra

    Grama em

    Grama preço

    Venda de grama

    Comprar grama

    Distribuidor de grama

    ResponderExcluir